SindjorSP

Cursos do De Olho na Rede em parceria com o Sindicato dos Jornalistas de São Paulo

Cursos básicos

Os cursos básicos têm o objetivo de atender a um público que vem sentindo a falta de um entendimento mais direcionado às ferramentas digitais. São jornalistas acostumados à mídia tradicional e que agora estão migrando para as novas mídias tanto em seus veículos de atuação quanto em seus próprios canais.


Comunicação digital para jornalistas - Do básico ao intermediário

Datas 5, 7, 9, 12, 14 de abril, das 20h às 22h

Voltado a profissionais que consideram ter pouco conhecimento no meio digital. O curso traz os principais conceitos utilizados em comunicação digital, voltados para o exercício do jornalismo, além de reflexões críticas a respeito do cenário atual de adaptação do jornalismo ao meio digital.

Acesse mais informações e inscrições.

SEO: conteúdo otimizado para ferramentas de busca 

Datas 6, 8, 9, 13, 15 de abril, das 20h às 22h

Destina-se a jornalistas que já têm alguma familiaridade com a produção de conteúdo online. A proposta é auxiliar na produção de conteúdo atrativo para as ferramentas de busca, por meio de técnicas de SEO.

Acesse mais informações e inscrições. 

Jornalismo nas redes

Datas 20, 22, 27, 29 de abril, das 20h às 22h

Focado em jornalistas que possuem alguma familiaridade no uso das plataformas de redes sociais, propóe discutir as melhores práticas de uso dessas redes tanto no veículo onde trabalha quanto em seus próprios canais.

Acesse mais informações e inscrições. 

Cursos de extensão

Conheça as formações

Os cursos de extensão do De Olho na Rede, em parceria com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado de São Paulo tem uma proposta interessante, por promover o aprimoramento dos profissionais que buscam uma formação mais qualificada e não tem tempo para fazer um curso de longa duração, como uma pós-graduação, por exemplo. São ministrados por profissionais de comunicação com atuação tanto na docência quanto no mercado de trabalho. Veja a seguir os cursos oferecidos neste primeiro semestre de 2021.


Jornalismo Sindical

Carga horária: 24h

Datas: 4, 6, 11, 13, 18, 20, 25, 27/maio | 8, 10, 15, 17/junho

Horário: das 20h às 22h

Conteúdo programático:

  • História do jornalismo Sindical
  • Linguagem e narrativa
  • Jornalismo impresso
  • Mídias integradas
  • Mídias sociais digitais
  • Assessoria de Imprensa e RP

Jornalismo Digital para a Diversidade

Carga horária: 24h

17, 19, 21, 24, 26, 28, 31/maio | 2, 7, 9, 11, 14/junho

Horário: das 20h às 22h

Conteúdo programático:

  • Adequação de conteúdo
  • Canais voltados a grupos de minorias
  • A relevância do tema na perspectiva econômica, política e social.
  • Conteúdo voltado à mobilização

Jornalismo Esportivo

Carga horária: 32 h

Dias: 7, 8, 14, 15, 21, 22, 28, 29/maio | 11. 12, 18, 19, 25. 26/junho

2, 3/julho | Às sextas, das 20h às 22h | Aos sábados, das 10h ás 12h

Conteúdo programático:

  • Introdução ao jornalismo esportivo
  • Assessoria de imprensa
  • Radiojornalismo
  • Telejornalismo
  • Mídia impressa
  • Transmissões esportivas
  • Jornalismo na internet
  • Análise esportiva

Jornalismo Científico

Carga horária: 12h.

Dias: 21, 23, 25, 28. 30/junho

2/julho | Das 20h às 22h

Conteúdo programático:

  • Introdução ao jornalismo científico.
  • A busca da pauta
  • Cultura científica x narrativas jornalísticas
  • Tradução e pesquisa online
  • Plataformas para divulgação científica
  • Discussões, reflexões e exercícios práticos

Jornalismo de Dados

Carga Horária: 12h

Dias: 5, 7, 12, 24, 16, 19/julho, das 20h às 22h

Conteúdo programático:

  • O novo processo de produção de informações
  • Recursos e vantagens do Big Data
  • Os riscos do jornalismo mecânico
  • Visão crítica desse novo formato do jornalismo
  • O apoio dos dados nos segmentos jornalísticos

Oficinas

Nestas oficinas, o jornalista pode utilizar na prática os recursos e ferramentas digitais. É uma forma dinâmica de conhecer as funcionalidades e, com o uso do celular ou do computador, experimentar, por exemplo, criação de perfil, de página e entender o sistema de análise e monitoramento. 

Oficina de Ferramentas Google

Como utilizar na prática as principais ferramentas oferecidas pela plataforma Google para auxiliar no trabalho dos jornalistas.

Dias: 10 e 17 de abril

Carga horária: 8h

Horário: Das 9h às 13h.

A oficina é destinada aos alunos com conhecimentos intermediários de comunicação digital.

Oficina de Redes Sociais

Criação de perfis, de páginas, eventos, postagem de fotos e vídeos, análise de acessos, entre outras funcionalidades.

Dias: 9, 16, 23, 30 abril

Carga horária: 8h.

Horário: Das 20h às 22h

A oficina é destinada aos alunos com pouco conhecimento sobre o uso das redes sociais.


Oficina de Ads

Como gerar anúncios publicitários nas redes sociais e no Google

Carga horária: 8h | Das 9h às 13h

Dias 8 e 15 de maio

A oficina é destinada a jornalistas com conhecimentos intermediários de comunicação digital.


Oficina de Ferramentas Digitais

Oferece a possibilidade de conhecer e se aprimorar na prática de uso de ferramentas de análises, controle, gestão de conteúdo, entre outras.

Dias: 22 e 29 maio | Das 9h às 13h 

carga horária: 8h

A oficina é destinada a jornalistas com conhecimentos intermediários de comunicação digital. 

Oficina de Vídeo em Celular

É uma forma de melhorar o desempenho das pessoas que precisam fazer lives, apresentações, gravações com o uso do celular.

Dias: 12, 13, 19, 20, 26, 27/ abril | Carga horária: 12h.

Das 20h às 22h.

A oficina é destinada aos jornalistas com conhecimentos básicos de comunicação digital. 

.