Transmídia e Storytelling são temas de curso voltado a jornalistas

09/11/2021

Nos sábados 4 e 11 de dezembro o De Olho na Rede, com o apoio do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, realiza o curso Transmídia Storytelling no Jornalismo. Esta formação visa oferecer aos jornalistas uma visão das estratégias transmídia, com conceitos que ajudarão esses profissionais na análise e no entendimento de seus usos nas mais diversas mídias e plataformas.

O tema está muito conectado com a realidade atual da produção jornalística no mundo digital ou fora dele. As aulas são expositivas, com estudos de caso, indicações bibliográficas, filmográficas e glossário de termos. A programação é a seguinte:


Aula 1

Definições conceituais e estratégicas sobre Narrativa Transmídia, Convergência e Cibercultura. São abordados, também, os 7 princípios de Jenkins e suas aplicações.

Aula 2

Exploração e análise de cases em que o jornalismo fez uso das estratégias transmídia.


As inscrições já estão abertas e os valores são bem acessíveis. Jornalistas sindicalizados e ex-alunos do De Olho na Rede pagam R$ 78,00 e não sindicalizados e alunos novos, R$ 97,00


A docente

O curso será conduzido pela a jornalista Joyce Pais, criadora e diretora do Cinemascope, um portal independente de análises e informações do mercado cinematográfico nacional. Criado em 2011, o Cinemascope faz a divulgação de produções e coberturas dos principais eventos do segmento. Além de atuar no universo transmídia com o cinema e o jornalismo, Joyce também é comentarista de eventos nacionais e internacionais como Oscar e Globo de Ouro, além de outros.


Informações:

Curso: Transmídia Storytelling no Jornalismo (online)

Datas: 4 e 11 de dezembro (sábados), das 10h às 12h

Inscrições aqui.


Sobre o De Olho na Rede

DE OLHO NA REDE é um programa de cursos criado pelas professoras Ivone Rocha e Naia Veneranda, em fevereiro de 2018, para dividir seus conhecimentos e trocar experiências sobre comunicação, marketing e negócios digitais. Já ofereceu formação para centenas de alunos desde seu início.

Ivone é jornalista, doutoranda em Jornalismo, especialista em mídia digital e em tecnologia da informação e mestre em políticas públicas. É diretora do Instituto Devir Educom e educomunicadora, mantenedor do projeto Memórias em Rede de Santos-SP. Naia é jornalista, mestre em tradução e professora, com especializações na área de Letras e Comunicação Digital.