Paulistas já podem adquirir RG Digital

15/08/2020

Moradores de qualquer localidade do Estado de São Paulo já podem baixar o RG Digital e deixa-lo disponível no celular. Desde a semana passada essa funcionalidade vem sendo oferecida. Entretanto, só valem para os RGs emitidos a partir de 4 de fevereiro de 2014. Somente esses possuem a numeração vermelha, QR Code impresso e cadastro no Sistema Automatizado de Identificação Biométrica (Abis) da Polícia Civil de São Paulo.

Para obter o RG digital, o interessado deve baixar o aplicativo de mesmo nome nas lojas das plataformas Android com versões a partir de 5.0 e iOS 10. Depois de preencher alguns dados, a cédula de identidade já pode ser adquirida. Mas, mesmo com o digital, a recomendação é de que as pessoas carreguem consigo a versão impressa, caso alguma autoridade pública queira fazer o comparativo.

Conforme explica o site Olhar Digital, dados da Polícia Civil apontam que 95% da população de São Paulo já possui o RG com QR Code. Quem ainda não tem seu documento atualizado, não pode solicitar a versão digital.

Esse é um documento aceito em todo o território nacional, segundo a Lei Federal 7.116/83 e Decreto Federal 9.7278/18, bem como a Portaria DIPOL 109/20. Tem a certificação do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt. O agente de segurança poderá, inclusive, verificar sua autenticidade via smartphone, explica o Olhar Digital.