O que esperar da Black Friday na pandemia

25/11/2020

Se em período de pandemia, sem qualquer outro fato novo, abriram-se mais de 40 mil lojas virtuais novas, segundo estudo da Loja Integrada, e o faturamento aumentou 47% só no primeiro semestre deste ano, imaginem como será o movimento financeiro com a Black Friday. Levantamento da Ebit/Nielsen junto com a Elo mostrou um volume de pedidos em mais de 90 milhões entre janeiro e junho.

Segundo o site Segs, "a Black Friday deste ano promete ser a maior da história". E o e-commerce é o grande beneficiado, já que devido ao isolamento social, as pessoas já se acostumaram a comprar pela internet, mesmo aquelas antes mais resistentes a essa prática.

Para ajudar os empreendedores em suas operações de marketing e logística, a Loja Integrada oferece sete dicas úteis, que nós resumimos aqui e acrescentamos nossas próprias considerações:

1. Estoque

A recomendação é de conferir o estoque no sistema, mantendo-o sempre atualizado, impedindo que o consumidor compre um produto não mais disponível

2. Uso do Whatsapp

Aproveite este canal para o contato direto com o cliente, sempre que ele autorizar. Assim, é possível um atendimento personalizado, que é tudo o que mais deseja o consumidor.

3. Instagram

Essa é outra ferramenta útil tanto para a divulgação dos produtos, sobretudo entre os jovens, quanto para a venda e a pós-venda. Somente o engajamento oriundo desse site de rede social já é altamente agregador para o desempenho dos negócios.

4. Logística

Esse é um fator relevante que impacta na efetividade do empreendedor. A recomendação é de que ela deva fazer parte do início do planejamento, tendo sempre em evidência a potencialidade do consumidor. Como está ligada a distâncias, estradas, trafego aéreo, cujos riscos são imprevisíveis, é importante estabelecer um prazo de entrega maior do que o real.

5. Experiência do usuário

É importante que o cliente tenha uma boa experiência de compra. Dessa forma, deve-se atentar para o seu perfil, ou seja, o que ele mais considera (se preço, desconto, atendimento, pós-venda, atenção). O dinamismo das operações do Black Friday não podem deixar de lado esses cuidados.

6. Bônus

Um mimo, que seja do agrado do consumidor, faz muita diferença no engajamento e na continuidade da compra. O ideal é aproveitar o momento para ter o cliente em sua loja em qualquer tempo. Assim, ele certamente trará outros compradores. Bônus, presentes, lançamentos, descontos são sempre bem-vindos.

7. Conteúdo educacional

Quando o cliente percebe sua preocupação com causas sociais, você passa a ter mais valor a ele. Então, conteúdo ligado a questões como sustentabilidade, apoio a minorias, entre outros assuntos em pauta em sistemas democráticos ajudam a engajar.