Marcas mais lembradas na pandemia

31/07/2020


Bancos, lojas para comprar chocolates, produtos de beleza e estética e magazines que vendem eletrônicos e outros produtos para as pessoas se distraírem no isolamento estão entre as marcas mais lembradas nesse período de pandemia. E não era para menos. A surpresa maior ficou por conta de bancos. Esses resultados são do Instituto de Pesquisa & Data Analiytics Croma Insights, que ouviu 9080 pessoas entre 15 de fevereiro e 29 de abril e está divulgado no Meio & Mensagem.

O Itaú encabeça o ranking, seguido pela Ambev e pelo Magalu (Magazine Luiza). Depois aparecem Santander, Natura, O Boticário, Bradesco, Nestlé, Americanas e Casas Bahia, fechando as dez marcas mais lembradas pelos brasileiros em tempos de coronavírus.

Por segmento, no setor de alimentação aparecem na frente Nestlé, Burger King e Cacau Show. Em bebidas, a sequência é Ambev, Brahma e Coca-Cola. Entre os bancos, Itaú, Santander e Bradesco. No setor da moda, primeiro vem a Havaianas, seguida de Nike e Adidas. Entre os aplicativos, lideram o Ifood, Uber e 99 Taxi.

Na lista das 100 marcas mencionadas pelos brasileiros, as grandes em tecnologia ocupam colocações modestas. A Amazon, que está entre as primeiras no mundo, aparece em 25º. O Facebook ocupa a 43ª colocação, o Instagram ficou no 48º lugar, o mercado livre figura no 38º lugar e o Nubank obteve uma ótima colocação, ficando em 16º.

Entre os jovens, com idade de 16 a 24 anos, as cinco marcas mais lembradas, respectivamente são a Apple, Google, Coca-Coola, Lojas Americanas e Nike, segundo estudo apresentado em junho deste ano pela HSR Specialist Researchers, que ouviu 1000 jovens com idade entre 18 e 25 anos.

O site Giro News publica o ranking das 20 marcas mencionadas pelos jovens de todo o Brasil que fizeram parte da pesquisa e destaca empresas como Amazon, Ambev, Nubank e iFood. A conclusão da plataforma B Youth, da HSR Specialista Researchers sobre a escolha dos jovens é de que trata-se de uma geração que como nasceu digital quer atuar sem padrões rígidos de comportamento e prezando por todas as formas de conexão. "Também priorizam a possibilidade de escolha de novos caminhos, ideias e valores, e serem dinâmicos". Esse comentário vai totalmente ao encontro dos perfis das marcas que eles elegeram como as principais.

Você pode entender melhor como fazer sucesso com sua marca. Conheça nosso curso de branding.